Post do Blog

Cenários Financeiros: Entenda a importância para sua empresa

Cenários Financeiros: Entenda a importância para sua empresa

Não é segredo que a economia do nosso país vem apresentando grande volatilidade há um bom tempo. Em situações como essa o empresário precisa se prevenir e trabalhar com ferramentas como as projeções de cenários, garantindo maior segurança na montagem do seu planejamento financeiro.

O fato é que não há como adivinhar situações macroambientes como pandemias, desastres naturais ou altas repentinas do dólar, mas, com as projeções de cenários financeiros, você pode criar planos prévios de contingência caso algum deles aconteça.

Quer entender mais sobre os cenários financeiros e como eles são importantes na criação do seu planejamento financeiro? Então, continue conosco e confira os principais tópicos sobre o assunto.

Boa leitura!

O que são cenários financeiros?

Na realidade, o entendimento sobre cenários financeiros é bem simples. Trata-se de uma estratégia em que a empresa projeta uma realidade econômica levando em consideração alguns fatores, por exemplo:

  • comportamento e histórico do mercado;
  • situações macro e microambientes;
  • dados internos.

Com isso, o gestor consegue definir quais as melhores ações a se tomar em diferentes situações. E não se trata apenas de vislumbres de alta abrangência. Os cenários financeiros podem ser utilizados para analisar decisões internas futuras, como a compra de equipamentos, diminuição ou crescimento de pessoal, entre outros.

Qual a importância da projeção de cenários financeiros para a construção do seu planejamento financeiro?

Imagine um país onde a instabilidade política é constante, afetando diretamente a situação econômica, e que situações macroambientes externas como desastres naturais, pandemias, confrontos de nações parceiras etc., podem impactar decisões e números.

Essa descrição caberia para vários países ao redor do globo, incluindo o Brasil.

Claro, falando assim a situação parece muito mais desesperadora do que realmente é, mas não há como negar que a volatilidade econômica do Brasil requer o máximo de atenção por parte dos empresários.

É justamente por isso que a projeção de cenários financeiros se mostra de suma importância. Um método estratégico que traz para o seu planejamento financeiro uma segurança que não seria possível de outra forma.

A partir das projeções você consegue fazer testes sobre tomadas de decisões, definições de KPIs financeiros, superávits, déficits, entre outros. Quanto mais você entender o mercado e a realidade econômica local, maiores são as chances de os cenários financeiros corresponderem com as expectativas.

Quais os tipos de projeções de cenários financeiros?

Para que a estratégia funcione como o esperado, antes de começar a montar o seu planejamento financeiro, é preciso definir qual tipo de cenário será aplicado. Em geral, existem três tipos de projeções: Curto prazo, Médio prazo e Longo prazo. Em todas você deve trabalhar com detalhamento, precisão e período.

Curto prazo

É a projeção mais breve, contemplando um período máximo de doze meses. O estudo deve considerar uma revisão mensal a fim de certificar que as estratégias definidas no planejamento financeiro seguem dentro da expectativa.

Esse modelo de cenário financeiro é excelente para tais situações:

  • prestação de contas para acionistas e colaboradores;
  • organização e distribuição de recursos;
  • gerenciamento do fluxo de caixa.

Médio prazo

No segundo tipo de projeção de cenário financeiro, a análise abrange o período de três anos — com avaliações e medições sendo realizadas semestralmente. A indicação aqui é para empresas que visam:

  • mostrar e/ou analisar o crescimento da empresa;
  • criar planos de carreira, salários e remunerações;
  • avaliar a necessidade de capital.

Longo prazo

No terceiro modelo de projeção, o cenário financeiro abrange o período de cinco anos e uma medição anual. Esse estudo mais longo é recomendável para quem buscar avaliar:

  • potencial de crescimento financeiro da empresa;
  • possibilidade de expansão regional;
  • negociação com investidores.

Como elaborar as projeções de cenários financeiros?

Com a certeza sobre a importância das projeções para a criação de um planejamento financeiro mais seguro, você decide que é hora de implementar a estratégia na sua empresa. Mas, como fazer? Confira seis passos para elaborar as suas projeções.

  • definição do método de projeção de cenário financeiro: Curto, Médio ou Longo;
  • criação de uma previsão de receitas e despesas: utilizando a sua média histórica;
  • análise do comportamento do mercado: média histórica e situações pontuais;
  • verificação da necessidade de investimento/capital de giro dentro desse período;
  • definição dos indicadores financeiros para medição periódica;
  • projeção dos cenários em cima das definições anteriores.

Enfim, a criação de projeções de cenários pode oferecer maior controle e novas oportunidades para o seu planejamento financeiro. Mas, é preciso considerar que embora o conceito sobre a estratégia seja relativamente simples, a sua aplicação exige uma boa análise de dados e avaliações técnicas sobre a realidade do mercado e do país. Por isso, é sempre interessante contar com a participação de uma parceira especialista em análises econômicas e financeiras.

Gostou do artigo? Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Deixe o seu comentário.

Deixe uma resposta