Post do Blog

software financeiro e consultoria

Software para Planejamento Financeiro: o que é preciso saber

Quando se fala em aperfeiçoamento tecnológico no setor financeiro, muitos gestores acreditam que já estão inseridos nessa realidade pelo simples fato de utilizarem planilhas digitais na criação do planejamento financeiro. Um ledo engano.

De fato, nos primórdios da popularização do computador, as planilhas Excel eram tidas como as melhores ferramentas para controle de informações. Porém, hoje, com uma necessidade de maior fluidez no compartilhamento dos dados, elas se mostram obsoletas. As marcas que se destacam no mercado adotam softwares financeiros completos, soluções que funcionam em tempo real e facilitam a tomada de decisões.

Mas e você, quer saber como um software financeiro pode otimizar a criação e a execução do seu planejamento financeiro? Então, continue lendo, e confira as principais vantagens da implementação da solução.

Boa leitura!

O que é um software de gestão financeira?

Basicamente, um software de gestão financeira é um programa digital capaz de controlar informações e dados referentes à área financeira de uma empresa, bem como, facilitar a rotina de gestores e equipes.

Na prática, o Excel com suas planilhas também é um software que pode ser utilizado para área financeira. Porém, ele não é um programa exclusivo para o setor, e não oferece recursos capazes de otimizar o dia a dia de um gestor financeiro. Já um software de gestão transforma por completo o seu planejamento financeiro. Com ele, não há apenas armazenamento de dados.

O gestor não enxerga uma informação por vez, ele tem à disposição, até mesmo de forma remota, dados precisos e em tempo real, bem como a possibilidade de geração de relatórios com apenas um clique. É um gerenciamento completo, com detalhes que seriam praticamente impossíveis de serem acessados de uma única vez por qualquer ferramenta obsoleta, por exemplo:

  • recebimento de cada uma das contas da sua empresa;
  • controle da inadimplência de seus clientes;
  • prazos de pagamento.

Quais as vantagens e como um software pode ajudar no seu planejamento financeiro?

Acima de qualquer outra vantagem, o fato é que um planejamento financeiro seguro e que contemple todas as necessidades da empresa é essencial para a continuidade do negócio. Quanto mais bem-sucedido o setor financeiro, mais estável a saúde da empresa.

O software de gestão financeira oferece funcionalidades capazes de melhorar o trabalho do setor, possibilitando que os bons resultados sejam alcançados com mais facilidade. Confira as principais vantagens da ferramenta para a sua gestão.

Integração total e melhor análise de performance

Softwares completos e especialistas, como o Plano, além de oferecer diversas funcionalidades próprias, são capazes de se integrar a outros sistemas já existentes na sua empresa.

Ou seja, você pode compartilhar informações diretas a fim de realizar comparações com metas traçadas e armazenadas em outros ERPs. Com isso, o setor financeiro tem uma análise de performance mais rápida e menos suscetível a ruídos de comunicação.

Segurança e controle das operações financeiras

Como dito, as planilhas financeiras têm sim o seu valor. Porém, por não serem soluções completas, acabam apresentando limitações que podem comprometer, por exemplo, a segurança das informações do seu planejamento financeiro.

Ao confiar o seu planejamento financeiro a uma ferramenta com poucos recursos, você basicamente assume o risco de perder o controle das operações.

O software alia agilidade com segurança na medida certa. Mesmo com o diferencial do acesso remoto, as suas informações só podem ser alcançadas por usuários devidamente cadastrados com login e senha.

Criação rápida de relatórios

É praticamente impossível realizar um bom controle financeiro sem a criação de relatórios para análise e comparação de números. E mesmo sendo fundamentais, são exemplos de funcionalidades não disponíveis em ferramentas mais limitadas.

Já em um software completo você consegue criar relatórios de diversos modelos. Tudo rápido e sem nenhuma complexidade – não necessitando da intervenção de profissionais da TI para a realização dos processos.

Avaliações de indicadores, análises econômicas por períodos ou comparação de cenários financeiros: qualquer relatório que você precisa em tempo real.

Ajuda na definição de indicadores de performance – KPI’s

O que não pode ser medido, não pode ser melhorado. Diante disso, fica claro que um planejamento financeiro não pode ser criado sem a definição dos KPIs (Indicadores de Performance, em português).

Porém, definir e acompanhar os KPIs corretamente não é uma tarefa simples. Além da expertise no assunto, você precisa ter números reais e atualizados a todo o momento. É aí que o software de gestão financeira faz toda a diferença. Com ele você consegue:

  • definir as estruturas dos indicadores e estabelecer qual o peso de cada um;
  • acompanhar os indicadores financeiros com dados da DRE;
  • criar qualquer indicador financeiro ou não financeiro;
  • parametrizar como será a medição dos seus KPI’s;
  • preencher os dados digitalmente ou por fórmula;
  • criar planos de ação através do método PDCA.

Redução de custos

Não há dúvidas que para adquirir um software de qualidade é preciso realizar investimentos. Como qualquer iniciativa visando à melhoria do seu negócio, o aporte financeiro se faz necessário.

Porém, a redução de custos é visível desde o início do processo. Ao adquirir um software de gestão de financeiro, você já é capaz de otimizar o seu quadro efetivo, mobilizando os profissionais para ações mais específicas e deixando a ferramenta cuidar das demais atividades de forma automatizada.

Não são poucos os depoimentos de gestores de empresas detalhando a otimização do trabalho após a implementação de um software.

Por exemplo, o analista de Controladoria Sênior da Unimed, Israel de Oliveira, explicando que a empresa melhorou a performance dos processos internos e aumentou os fluxos de informações depois do Software Plano. Com mais agilidade e menos falhas, a empresa diminuiu a taxa de desperdício de tempo e de material e otimizou os resultados.

Enfim, o seu planejamento financeiro não precisa ficar limitado por causa de ferramentas obsoletas. É possível planejar e analisar dados orçamentários em tempo real e de maneira remota contando com um completo software de gestão financeira. A sua equipe merece trabalhar com uma solução desenvolvida com base nas melhores práticas do mercado, e a sua empresa merece alcançar a estabilidade na saúde financeira. Não fique para trás.

Gostou do artigo? Deixe a sua opinião nos comentários.

Deixe uma resposta