7 KPIs financeiros para aumentar o crescimento do seu negócio
Ao criar o planejamento financeiro da sua empresa você busca os melhores resultados, trabalhando para que os números sejam maiores em comparação com o ciclo anterior. Mas, como saber se as metas serão alcançadas sem uma mensuração?
O que não é medido, não é melhorado. Isso é um fato. Para que o objetivo final seja alcançado as etapas anteriores precisam ser cumpridas corretamente. E para medir o desempenho de todos em relação ao planejamento financeiro, são utilizados os KPIs financeiros.
Os KPIs não chegam a ser nenhuma novidade. Porém, não é incomum que profissionais da área financeira apresentem dúvidas sobre o conceito e a aplicação dessas ferramentas.
Quer saber como eles podem ser úteis para o sucesso do seu planejamento financeiro? Então, confira este artigo completo sobre o assunto. Boa leitura!
O que são KPIs financeiros?
Os indicadores-chave de desempenho (KPIs, na sigla em inglês) são ferramentas usadas para medir o desempenho de um departamento, equipe, estratégia ou da empresa em geral. Os KPIs financeiros, obviamente, são utilizados para esse setor específico.
A grande questão dos KPIs é que não trata apenas de um ou dois, mas de vários indicadores que podem ser usados ao mesmo tempo dentro da mesma área. Na parte financeira, por exemplo, temos os KPIs de:
- Rentabilidade;
- Lucratividade;
- Ticket médio.
Para a construção de um planejamento financeiro, é necessário definir quais os KPIs serão utilizados para medir o nível de eficiência das equipes e da empresa.
Qual é a relação entre indicadores operacionais e os resultados financeiros?
Os indicadores-chave podem ser divididos em três grupos: estratégicos, táticos e operacionais. Os estratégicos são aqueles ligados à missão e aos valores da empresa e vislumbram um cenário futuro mais distante, em torno de 10 anos.
Já os táticos estão relacionados à gestão de negócio e vinculados a um planejamento de médio prazo, algo em torno de 1 a 3 anos — um plano de expansão da empresa para outra região, por exemplo, é mensurado a partir dos indicadores táticos.
Já os operacionais são aqueles ligados aos processos diários da empresa. No setor financeiro eles são bastante utilizados, atribuídos a profissionais e equipes. O objetivo é medir o nível de contribuição de cada participante para os resultados descritos no planejamento financeiro inicial.
Por exemplo, se o objetivo é melhorar o ticket médio da empresa, pode-se determinar um aumento de 10% nos números de venda de uma equipe específica. O KPI financeiro é implementado para acompanhar se a equipe está conseguindo cumprir essa meta.
Ou seja, os resultados financeiros estão diretamente ligados ao monitoramento desenvolvido com os indicadores operacionais. Eles mostram o progresso da equipe dentro de um período de tempo determinado, confirmando uma melhoria ou não de desempenho.
Quais são os KPIs capazes de ajudar no seu planejamento financeiro?
Toda a visualização de cumprimento de metas individuais ou de equipe citada anteriormente, só é possível quando você estabelece os KPIs corretos. E para definir, é preciso conhecer quais são os melhores.
Confira, abaixo, 7 KPIs importantes na construção e aplicação do seu planejamento financeiro.
1. Lucratividade
Como o nome pressupõe, o KPI de lucratividade é aquele que mede o quanto a empresa foi lucrativa dentro de um período determinado. Ele é perfeito para ajudar, por exemplo, negócios que apresentam bons números de venda, mas não se mostram lucrativos no final do ano. A sua fórmula é:
Lucro líquido / Receita bruta x 100 =% de lucratividade
2. Rentabilidade
O KPI de rentabilidade apresenta bastante semelhança com o de Lucratividade. No entanto, aqui, você utiliza os investimentos feitos por suas empresa. Por exemplo, uma aplicação na poupança ou a mesmo a compra de um novo equipamento.
Se sua empresa apresentar um histórico de investimentos pouco lucrativos, esse KPI é fundamental para você começar a mudar isso. A fórmula é:
Lucro líquido/Investimento x 100 = % de rentabilidade
3. Ticket médio
O Ticket médio é o KPI utilizado tanto pela equipe de vendas quanto pela Financeira. E como ele mensura números que impactam a saúde do negócio, pode ser adicionado ao planejamento financeiro.
Basicamente, ele mostra qual é o valor médio das vendas da sua empresa. Ou seja, qual o número está sendo obtido em cada negociação. A fórmula é a seguinte:
Faturamento Bruto / Total de vendas = Ticket médio
Esse é mais um KPI importante para analisar a produtividade das equipes em relação ao fechamento de vendas.
4. Faturamento
O Faturamento é provavelmente o KPI mais conhecido pelos profissionais do setor Financeiro. Mas, como ele é importante para a medição de outros indicadores, por exemplo, o Ticket Médio, é interessante que ele apareça na lista dos principais KPIs.
Receita total de um período = Faturamento bruto
A fórmula dele é bem simples mesmo. Toda receita adquirida dentro de um determinado período equivale ao seu faturamento — é possível medir também uma estratégia específica ou mesmo um produto.
5. Margem de Contribuição
O KPI da margem contribuição é aquele que facilita o entendimento dos relatórios financeiros no final de cada período. Ele mostra o quanto a sua empresa realmente lucra com cada produto ou serviço negociado.
Vendas totais – Custos de mercadoria vendida/ Receita total x 100 = Margem de contribuição
6. Ponto de Equilíbrio
Para chegar a um cenário financeiro saudável é preciso garantir que a receita obtida seja suficiente para suprir todas as despesas do negócio. É o Ponto de Equilíbrio financeiro que todo empreendedor busca. Existe um KPI que ajuda nessa medição e a sua fórmula é a seguinte:
Despesas totais / % de Margem de Contribuição = Ponto de equilíbrio
Se o Ponto de equilíbrio for igual ao zero significa que a sua empresa é capaz de pagar todas as suas dívidas, ainda que sem lucratividade. Mas, também mostra que qualquer valor acima disso é colocado como lucro líquido.
7. EBITDA
EBITDA é a sigla em inglês para Earnings before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization (Lucros antes de Juros, Impostos, Depreciação e Amortização, em tradução livre). Como indica a tradução, esse é o KPI que aponta o rendimento da empresa sem quaisquer influências de despesas exteriores. A fórmula é:
Lucro operacional sem impostos e despesas / (depreciação + despesa financeira + amortização) = EBITDA
O EBITDA é importante para analisar o quanto a sua empresa é capaz de produzir financeiramente sem “interferências” de taxas e impostos externos.
Enfim, esses são KPIs que não podem faltar durante a pauta do seu planejamento financeiro. Eles são essenciais para que você tenha um olhar mais estratégico durante o período de mensuração, e também facilitam a identificação de pontos de maior necessidade dos seus colaboradores. Ainda que você já utilize algum dos KPIs, é interessante considerar a aplicação de outros a fim de melhorar o desempenho das demais equipes.
É importante ressaltar que uma consultoria financeira pode ser determinante para que você defina quais os KPIs mais adequados para o seu perfil de negócios. Assim, você aumenta as chances de sucesso, otimizando investimentos de tempo e dinheiro.
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