Consultoria Financeira: Vale a pena contratar?
Muitos empresários, seja por apego sentimental ao negócio ou por realmente acreditarem que ninguém seria mais capacitado para entender sua empresa do que eles mesmos, tentam manter sozinhos o controle de tudo. Por isso, eles acabam ficando relutantes em contratar uma consultoria financeira, uma terceira parte que vai avaliar e ajudar a melhorar a saúde das finanças. Bom, pelo menos, esse é um dos motivos mais comuns.
O problema é que, ao mesmo tempo, muitos empresários têm dificuldades para ver com clareza os números da própria empresa. Faltam os controles certos, faltam boas práticas e instrumentos, falta o conhecimento técnico de finanças corporativas. No final do dia, falta até tempo para se dedicar a essa atividade. É justamente por isso que o trabalho da consultoria financeira é tão importante.
Nesse artigo, vamos ver mais de perto a importância de ter alguém especializado em planejamento financeiro ao seu lado. Confira!
Principais motivos para contratar uma consultoria financeira
O primeiro bom motivo para contratar uma consultoria financeira é que essa equipe é composta por profissionais preparados e experientes em melhorar a saúde financeira de negócios como o seu. Eles sabem como descobrir os números reais e os mais relevantes, que é a base para um planejamento financeiro sólido.
Tudo bem, você pode ser quem mais entende da sua empresa, do seu produto, do seu mercado; mas ainda pode se beneficiar muito do apoio de especialistas em finanças corporativas. Aliás, é a parceria entre você e a consultoria, a junção dos conhecimentos e perspectivas dos dois, que garante o sucesso do projeto de reorganização das finanças.
Vamos ao segundo motivo: uma consultoria financeira dispõe de recursos que podem ser muito úteis para o seu negócio. Quando você contrata a consultoria, não está apenas pagando pelos seus serviços, mas também por esses recursos.
Um bom exemplo é o Sistema Plano, adotado pela Perspectiva Empresarial: uma solução que conta com várias ferramentas para simplificar o planejamento e a gestão financeira. Nós já apresentamos esse sistema e suas vantagens em um artigo completo aqui no blog; vale a pena dar uma olhadinha, mas só depois de terminar esse post!
Continuando, o terceiro motivo para contratar uma consultoria financeira é que ela pode trazer uma perspectiva externa e, portanto, insights novos para a gestão financeira da sua empresa. Não se trata simplesmente de ser especialista no assunto, mas de estar em uma posição que permite observar coisas que o empreendedor, como parte da organização, não consegue perceber.
Um bom exemplo é o famoso “sempre foi assim”. Você pode ter (e provavelmente tem) uma má prática de finanças acontecendo na sua empresa hoje, mas nem percebe, porque está acostumado a fazer as coisas assim. O consultor, no entanto, vai ver essa má prática e na mesma hora perceberá que aquela não é a maneira ideal de trabalhar. Então, vai trazer essa observação para você e sugerir uma forma mais adequada.
Outro exemplo são os números da empresa. Você talvez não consiga descobrir sozinho qual é o seu lucro líquido, quais são os custos e as despesas fixas e variáveis, qual é a margem de contribuição… É mais comum do que você imagina que um empresário tenha dificuldade para identificar esses números, mas a consultoria vai conseguir mapear cada um deles.
Quebrando as objeções contra uma consultoria financeira
Agora, você já conhece algumas das principais vantagens de contratar uma consultoria financeira. No entanto, é bem possível que ainda exista alguma dúvida, alguma objeção que está fazendo você hesitar. Vamos acabar com elas?
A objeção mais comum diz respeito ao investimento. Você pode achar que o preço de uma consultoria financeira é demais para sua empresa. Cuidado: esse pensamento está errado de duas formas diferentes.
A primeira é que, quando você tiver que tomar uma decisão, não deve pensar em termos de preço, mas de custo-benefício. Em outras palavras, mesmo que a consultoria seja cara, se ela trouxer um retorno significativo, o investimento vale a pena. Quem só considera o preço não dá oportunidades para sua empresa crescer.
A segunda é que, na realidade, uma consultoria financeira pode, sim, ser acessível para empresas de menor porte e com recursos mais limitados. Se você quer um exemplo, vamos mencionar de novo o Sistema Plano, usado pela Perspectiva: é uma solução para grandes empresas, porém, com um preço amigável para pequenos negócios.
Depois do preço, outra objeção comum é em relação a deixar que terceiros tenham acesso às informações da sua empresa.
Você se preocupa com isso? Então, pode ficar tranquilo: uma consultoria financeira séria trabalha com ética e integridade. Portanto, as informações dos clientes são tratados com total sigilo, e que são tomadas as devidas medidas para evitar qualquer tipo de vazamento.
Provavelmente, a terceira objeção será mais afetiva. Você não quer ver outras pessoas tomando decisões sobre sua empresa.
Porém, antes que você transforme essa preocupação em um obstáculo, saiba que a consultoria financeira não “assume o controle” do seu negócio. O que ela faz é analisar suas informações e construir um planejamento, ajudando na sua implementação. No final das contas, a decisão de aceitar (ou não) as sugestões da consultoria continua sendo sua.
O mais importante é que você enxergue a consultoria como uma parceira e um suporte. Contratá-la não é admitir que você não sabe o que fazer; na verdade, é reconhecer que você pode fazer ainda melhor, se juntar sua expertise com a de outras pessoas.
E então, será que você está se sentindo mais aberto à possibilidade de contratar uma consultoria financeira? Se sim, excelente: esse artigo atingiu seu objetivo. O próximo passo é clicar no botão abaixo e garanta um diagnóstico gratuito.