Post do Blog

Como fazer um bom planejamento financeiro

Planejamento financeiro, ou planejamento orçamentário, é o ato de planejar as receitas, custos, despesas e investimentos que o seu negócio deve apresentar nos próximos períodos, sejam meses ou até mesmo anos. Ele funciona como uma “contabilidade de trás para frente”, já que a contabilidade registra as entradas e saídas financeiras que já aconteceram, enquanto o planejamento financeiro estima aquelas que ainda vão acontecer.

Neste artigo, vamos destacar a importância de um bom planejamento financeiro e, em seguida, apresentar dicas sobre como aplicar essa ferramenta na sua empresa. Vamos começar?

A importância do planejamento financeiro

Toda empresa, independentemente do seu segmento ou porte, colhe os benefícios de um bom planejamento financeiro. Na verdade, PMEs precisam até mais dele, já que os recursos financeiros disponíveis são mais escassos e, portanto, precisam ser utilizados com ainda mais inteligência!

E esse é justamente o benefício principal do planejamento financeiro: ele permite visualizar os recursos disponíveis e distribuí-los da maneira mais eficiente para atingir os objetivos de curto, médio e longo prazo.

Além disso, também é possível antever problemas relativos a uma baixa receita e, dessa maneira, elaborar medidas para contornar a situação. Por exemplo, uma empresa pode ter um período do ano em que as vendas diminuem e, nesse período, seu planejamento para o gasto de recursos também precisa prever uma “apertada de cinto”.

Para completar, é possível criar diferentes cenários para o planejamento financeiro da empresa: otimista, pessimista, conservador. Dessa maneira, você tem um plano de ação para seguir independentemente de qual cenário venha a se concretizar. O processo de tomada de decisões financeiras, assim, fica bem mais simples.

5 dicas para um bom planejamento financeiro

1. Estabelecer objetivos

Os objetivos do negócio são o fio condutor do planejamento financeiro. Eles determinam para onde o dinheiro deve ir, como ele deve ser distribuído.

Imagine que o objetivo da empresa é expandir as vendas, mas nenhum recurso é destinado às atividades de marketing; será difícil atingir esse objetivo, não é? Outro exemplo: se o objetivo é aumentar o espaço físico do negócio, é preciso poupar uma parte dos recursos para reinvestimento em infraestrutura, e não usar tudo nas operações cotidianas da empresa.

2. Ter disciplina

Sim, para fazer um bom planejamento financeiro, você precisa ter disciplina. Afinal, esse planejamento, embora simples, não é fácil. Ele incluir, como regra, quatro elementos:

  • Planejamento de vendas: você deve conhecer seus produtos, a margem de lucro, o volume médio de vendas de cada um.
  • Planejamento de custo de mercadoria (ou serviços): você deve entender qual é o impacto dos custos das mercadorias sobre a margem de lucro bruta de vendas. Esses custos incluem o pagamento de fornecedores, comissão de vendedores, impostos, taxa de máquina de cartão ou emissão de boletos.
  • Planejamento de despesas fixas: você deve colocar na ponta do lápis aqueles gastos fixos, que não dependem do quanto você produz ou vende. Alguns exemplos são: aluguel, salários, compra de material de escritório. Despesas fixas altas são um dos erros financeiros mais graves; o ideal que elas não ultrapassem o equivalente a 30% do faturamento bruto.
  • Planejamento de despesas financeiras e investimentos: você deve prever custos financeiros, como taxas bancárias, e planejar investimentos que permitirão a sua empresa manter uma reserva, que pode ser utilizada para projetos de inovação e expansão do negócio.

3. Discutir com os responsáveis

Mesmo que você seja o principal tomador de decisões da empresa, criar um planejamento financeiro sem discutir com aqueles que serão responsáveis por executá-lo é um erro. Seus colaboradores podem ter informações importantes para compartilhar com você e vão alertá-lo se houver alguma incoerência no planejamento. Por isso, antes de “bater o martelo”, discuta o assunto com sua equipe!

4. Rever periodicamente

Conforme o tempo vai passando, novas circunstâncias podem surgir e modificar suas previsões iniciais para o planejamento financeiro. Por isso, vale a pena revisar o documento inicial periodicamente e, se for necessário, realizar modificações nele ao longo do caminho. Tenha em mente que o planejamento financeiro deve ser uma ferramenta de apoio para a gestão do negócio, mas não pode cumprir esse papel se não for realista.

5. Comparar ao concretizado

Finalmente, a dica final é que, depois que o período do planejamento financeiro se encerrar, você compare suas previsões com as informações concretizadas sobre receitas, custos, despesas e investimentos. Essa comparação (também conhecida como “forecast”) permite avaliar se houve sucesso na implementação do planejamento. Caso a conclusão seja negativa, o próximo passo é entender porque o planejamento falhou e tentar corrigir o problema.

Nesse artigo, você viu o que é um planejamento financeiro, porque ele é importante para a sua empresa e dicas sobre como fazer do jeito certo. E então, está pronto para adotar essa ferramenta?
Clique no botão abaixo e garanta um diagnóstico gratuito.