Post do Blog

orçamento na nuvem

Orçamento empresarial na nuvem: é seguro?

Há algumas décadas, o conceito tecnológico da nuvem era algo praticamente impossível de se colocar em prática. A ideia de armazenar um orçamento empresarial no mundo virtual soava como futurística. Confiar a segurança financeira da empresa a essa tecnologia? Era inimaginável.

Porém, o tempo passou e, hoje, não há mais dúvidas sobre a existência da tecnologia cloud computing. No entanto, por ser uma inovação relativamente nova, ainda existem alguns questionamentos sobre a sua eficácia em relação à proteção de dados.

Algumas dúvidas são frequentes: armazenar informações importantes na nuvem é a melhor escolha? A segurança financeira corre algum risco? Para ajudar você a responder essas e outras perguntas, preparamos este artigo com um panorama sobre a relevância e a confiabilidade do cloud computing.

Boa leitura!

 

O que é a nuvem e por que centralizar os seus dados nessa tecnologia?

Até mesmo para os profissionais de TI não é uma tarefa simples a explicação sobre o conceito da nuvem. Mas, basicamente, ela é como a internet em si: um espaço virtual que está em diferentes locais do planeta. Por exemplo, da mesma forma que você acessa sites japoneses, mesmo estando no Brasil, a “sua nuvem” pode estar em um servidor em qualquer parte do globo.

É justamente esse misto de abrangência e complexidade que faz da nuvem a alternativa ideal para a centralização de dados de qualquer empresa. Com ela, você tem informações relevantes a qualquer momento e de qualquer lugar, bastando estar conectado com a internet.

No entanto, esse também é um dos principais motivos para que muitos empresários questionem a confiabilidade da nuvem: como ter certeza sobre a minha segurança financeira em uma tecnologia que pode ser acessada de qualquer lugar?

A tecnologia da nuvem, basicamente, se divide em três modelos: Pública, Privada e Mista. Na modalidade Pública, os cuidados com a segurança precisam realmente ser redobrados.

Acontece que nela o espaço virtual é compartilhado por vários usuários — embora os dados armazenados sejam individuais. Por essa razão, há riscos de falhas nas operações, bem como, limites para armazenamento de informações.

No entanto, na nuvem Privada não há nenhum tipo de preocupação. O espaço do usuário é completo, sem riscos de invasões ou limites de espaço.

Utilizando esse modelo, grandes empresas migraram suas estruturas quase que completamente para o mundo digital, confiando não só a sua segurança financeira como outros pontos de alta relevância, por exemplo:

  • criação de produtos e serviços;
  • estratégias de marketing;
  • planejamentos anuais.

 

Exemplo de empresas que confiaram a segurança financeira e outras informações à nuvem

Como explicado, hoje em dia há um número grande de empresas que utilizam o serviço em nuvem para garantir a segurança financeira e a confidencialidade de outros dados importantes.

Na verdade, a eficácia da tecnologia ficou comprovada justamente quando as grandes marcas começaram a migrar e vez para o mundo digital.

Confira alguns exemplos.

Google

Sem dúvida, a Google é o maior exemplo de sucesso quando se fala em armazenamento de dados na nuvem. E não é porque se trata de uma empresa essencialmente tecnológica. Desde o início a gigante da internet abraçou o cloud computing, migrando a sua estrutura para o mundo virtual antes de muitos outros.

Netflix

Seguindo os passos da Google, a Netflix, líder mundial em serviços de streaming, também migrou toda a sua central de dados para a nuvem. Segurança financeira, orçamento empresarial, planejamentos estratégicos: todas as informações da Netflix estão concentradas no mundo virtual.

Airbnb

O Airbnb nasceu de uma ideia simples de dois amigos nos Estados Unidos. Pouco tempo depois, a marca já é uma das mais valorizadas do mundo. E um dos segredos do sucesso é o fato de a Airbnb armazenar todos dados da empresa na nuvem, sem nenhum tipo de informação alocado em mídias físicas.

 

A solução ideal para a sua empresa

Conferindo o tópico anterior, você pode imaginar que a tecnologia em nuvem só está ao alcance das grandes empresas. Ledo engano. Veja o exemplo da Airbnb, um empreendimento que iniciou com baixo investimento, mas que sempre adotou a nuvem para armazenar os seus dados.

Hoje existem ótimas soluções no mercado que podem ser implementadas por empresas de diferentes portes. Um ótimo exemplo é o Software Plano.

O Software Plano é uma ferramenta completa para criação, planejamento e análise de dados orçamentários. Com ele, você não só tem a vantagem de gerir os dados financeiros, como também consegue fazer a medição de resultados de maneira simples e rápida.

A solução oferece simplificação no dia a dia para quem precisa planejar e executar rotinas contábeis e financeiras. Sem planilhas e sem complexidade, e tudo de forma automática.

Além disso, o Software Plano trabalha com tecnologia em nuvem. Utilizando o servidor da Amazon Web Services (AWS), a ferramenta oferece disponibilidade, segurança e eficácia para o usuário.

Para eliminar quaisquer riscos, o software realiza um backup diário dos últimos 30 dias e garante integridade total das suas informações.

Enfim, hoje em dia um gestor não deve se perguntar se deve utilizar ou não a nuvem, mas sim quando as soluções baseadas na tecnologia estarão ativas na empresa. O fato é que não há mais como garantir a segurança financeira utilizando métodos obsoletos. A sua empresa precisa competir com a mesma eficiência que as demais marcas do mercado.

Fale com o nosso consultor e entenda qual é a solução em nuvem ideal para o seu negócio.

Deixe uma resposta